terça-feira, 25 de novembro de 2008

Catequese 3 - O meu corpo e os meus sentidos


1. Somos corpo em comunicação


A adolescência é um período de desenvolvimento humano caracterizado pela mudança a nível físico e psíquico.
A descoberta do corpo e as mudanças que o acompanham têm de ser integradas no desenvolvimento global de cada adolescentes. À medida que cresce e se desenvolve, este vai adquirindo as características próprias do seu sexo.
Falar do corpo humano significa falar de um organismo que participa em toda a realização da pessoa, já que esta se realiza e expressa no corpo e através do corpo. A corporeidade possibilita comunicação e comunhão. Toda a comunicação passa, também. pelos sentidos: a visão, a audição, o olfacto, o gosto e o tacto.
A pessoa é um "ser com" e um "ser para". Isto é, um "eu" que se relaciona com vários "tus", precisamente através dos sentidos. Essa relação faz parte da existência. É com esta maravilha dos sentidos que a pessoa comunica e dialoga com as outras pessoas e também com Deus.

2. A dignidade do corpo humano

É verdade que a fé ultrapassa os sentidos, mas é pelos sentidos que se celebra, se exprime e se testemunha. Também, da mesma forma, Deus vem ao nosso encontro para nos manifestar e comunicar o seu amor, que salva e liberta, através da humanidade de Jesus, do seu corpo humano, dos seus gestos e palavras.
A corporeidade humana faz parte do plano criador de Deus. A encarnação do Verbo é disso o exemplo máximo. Deus recebe um corpo humano mortal, capaz de trabalhar, sofrer, de se alegrar e de amar. É sob esta forma corporal que Cristo realiza a reconciliação do mundo com Deus.
Cristo é o lugar do encontro entre Deus e o homem. O nosso corpo é "Templo do Espírito Santo". O destino do corpo é ser corpo glorioso. Exige respeito perante a sua grandeza e dignidade.

3. Honramos a Deus no nosso corpo

Em nós, no nosso corpo, habita Deus. E é com o nosso corpo que somos chamados a louvar a Deus.

Objectivos:

Pretendemos com esta catequese levar os adolescentes a aceitarem as características do seu próprio corpo; que eles compreendam que é também através do corpo que se comunica com os outros e com Deus; e finalmente, identificar as acções de Jesus como acções salvíficas.

in guia do catequista

Sem comentários:

Enviar um comentário