quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Catequese 2 - 1º Encontro - 25/10/2008


Conheço-me?

Quando decidimos fazer parte de um grupo, assumimos um compromisso com esse grupo. Um compromisso de respeito, união, cooperação... Mas para sermos capazes de cumprir esse compromisso, temos de nos conhecer verdadeiramente. Se calhar não pensamos muito nisso, mas quando foi proposta uma dinâmica de conhecimento com os adolescentes, chegamos à conclusão de que se calhar eles não se conhecem assim tão bem, daí a necessidade de "copiar" colega do lado as suas qualidades ou defeitos...

Dinâmica "Conheço-me?":

  • Que qualidades possuo?
  • Quais os meus valores?
  • Quais são os meus sonhos?
  • Quais são os meus defeitos?
  • O que me faz feliz?
  • Por que é que faço parte de um grupo de catequese?

Muitas destas perguntas ficaram por responder neste encontro, precisamente porque são perguntas que raramente fazemos no nosso dia-a-dia, pois achamos que nos conhecemos muito bem. Mas certas atitudes e mudanças de humor, fazem-nos reflectir que provavelmente isso não será verdade.
Para vocês, adolescentes, esta é uma fase de mudança, a nível físico, mas também psicológico e social. É agora que vocês se deverão questionar "Quem sou eu?", que tipo de pessoa quero ser? Esta é a fase em que vocês têm de aprender a gostar de vós próprios, do vosso corpo, das qualidades que querem desenvolver e dos defeitos que querem ultrapassar.
Vocês são uma maravilha do amor de Deus! Este é o tempo de desenvolverem uma consciência, de assumirem os vossos actos, de saberem escolher o Bem sobre o Mal, para poderem viver verdadeiramente felizes e contribuírem para a construção de um mundo melhor.
Mas não pensem que terão de passar por esta fase de mudança, este tempo de descoberta pessoal, sozinhos. A vossa família, os vossos amigos e este grupo são o vosso apoio. Estarão sempre ao vosso lado para vos ajudar a superar os desafios que a vida vos colocará. Mas principalmente, existe Alguém que vos ajudará no desenvolvimento da vossa personalidade. Alguém que responderá ao vosso desejo profundo de felicidade. Quem será?

Sem comentários:

Enviar um comentário