segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Catequese 3 - 1º encontro - 22/11/2008


Comunico com o meu corpo

Cântico:

Braços

fa        do   re-
Braços no ar para gritar
sol- fa do
Braços a abrir para acolher
Fa do la re-
Braços em cruz para dizer
sol- do fa
Aqui, aqui está Jesus

re-
Dou-te o braço direito
sol-
Para abraçar o irmão
sib
Para lhe dar o que tenho
do
Para ser a Tua mão

Dou-te o braço esquerdo
Para puxar o arado
Para lançar as redes
Do Teu apostolado

Dou-te a perna direita
Para andar o caminho
Que Tu andaste, Senhor.
Nunca estarei sozinho

Dou-te a perna esquerda
Para correr apressado
Falando de Ti, de Deus
Aqui e em todo o lado

Dou-te a minha boca
Para Te anunciar
Para gritar ao mundo:
É tão bonito amar.

Dou-te o meu coração
Tudo o que sinto e sou
Leva-me onde quiseres
Leva-me, contigo vou

No dia-a-dia, as pessoas conhecem-se não só pelas palavras, mas também pelos gestos e actos que praticam. A canção diz-nos que, com os nossos membros, com o nosso corpo, podemos fazer o bem, ir ao encontro dos outros, comunicar com quem nos rodeia.

Pode acontecer não nos sentirmos bem com o nosso corpo e até por vezes sentimo-nos angustiados com isso.
Para podermos partilhar e ultrapassar os nosso medos, o nosso grupo foi convidado a fazer uma pequena actividade:


A pessoa pensa, sofre, ama com o seu corpo. O corpo humano é uma fonte de possibilidades. O corpo é caminho para o encontro com os outros e até com Deus.

Nós comunicamos com todo o nosso corpo. Muitas vezes os nossos gestos dizem mais do que as palavras. O corpo é um meio de nos relacionarmos com os outros. É com ele que comunicamos com Deus.

Todo o nosso corpo entra na linguagem e mostra o nosso "estado de alma". Vemos com os olhos, ouvimos com os ouvidos, falamos com a boca, exprimimos a nossa alegria ou tristeza com o rosto, pelo que a nossa relação com Deus deve englobar a totalidade dos nossos sentidos.

Precisamos, perante a maravilha do nosso corpo, de aprender a contemplar, deixando-nos despertar para o sentido do encanto, da maravilha, da admiração.

Vamos agradecer a Deus pelo dom da vida e, mais concretamente, pelo nosso corpo, com o qual podemos comunicar e até rezar.

Para interiorizar:

Faz, Senhor, que os meus pés me levem a anuncia a paz;
Que a minha boca diga sempre palavras boas e cheias de esperança;
Que o meu coração aprenda a amar como o teu;
Que os meus olhos me façam ver com a luz da fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário