sábado, 18 de outubro de 2008

Catequese 1 - 2º Encontro - 18/10/2008


Somos um grupo com Jesus


(Na continuidade do encontro da semana passada)

No encontro passado, vimos a importância de pertencer a um grupo e as qualidades que devem existir dentro desse grupo, nomeadamente o respeito, a união, a comunhão; assim como devemos ser testemunhas de Jesus. Neste encontro falámos deste grupo maior que é o grupo de Jesus.

Como é que terá começado o grupo de Jesus, como se constituiu?

"Caminhando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes:«Vinde comigo e Eu farei de vós pescadores de homens». E eles deixaram as redes imediatamente e seguiram-no. Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, os quais, com seu pai, Zebedeu, consertavam as redes, dentro do barco. Chamou-os, e eles, deixando no mesmo instante o barco e o seu pai, seguiram-no".
(Mt 4, 18-22)

O que mais nos impressiona nesta passagem do Evangelho de S. Mateus?

  • Jesus é quem escolhe e chama
  • Jesus não discrimina ninguém
  • Jesus convida pa fazer grupo
  • Resposta decisiva e radical dos irmãos

Este foi o primeiro de muitos chamamentos.
Vejamos outros chamamentos:

  • Lc 19, 1-10
  • Mt 19, 16-22
  • Jo 15, 1-8

E qual foi o teu chamamento?

Jesus disse: "onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles" (Mt 18,20). Por isso nos reunimos como grupo, em união e fraternidade. É o Seu amor que nos transforma , sem o qual não podemos viver.

Roger Schutz foi uma dessas pessoas cujo o amor de e para com Jesus transformou a sua vida.
O irmão Roger sentiu o chamamento para criar uma comunidade onde se concretizasse a reconciliação entre os cristãos, "onde a bondade do coração fosse vivida de forma muito concreta e onde o amor fosse o coração de tudo".
Em 1940, o irmão Roger estabeleceu essa comunidade em Taizé e começou a esconder e a ajudar refugiados.
O irmão Roger foi assacinado em 2005, durante a oração, por uma mulher tresloucada, quando tinha 90 anos, mas a sua obra continua.
Hoje em dia, Taizé acolhe milhares de jovens que vêm habitualmente viver uma semana de oração e partilha com os irmãos.

Finalizamos este encontro com uma oração de gratidão ao Senhor, por tudo o que nos dá e pelos seus ensinamentos:

"Obrigado, Senhor, por me teres dado a vida e por me teres chamado para o teu grupo.
Chamaste-me, todos os dias, a ser tua testemunha no mundo, entre os irmãos.
Chamaste-me a viver com os outros, a encontrar-Te e a amar-Te e a encontrar e a amar os outros.
Tu, que vês a minha vida e conheces todo o meu ser, ajuda-me a estar sempre unido a Ti e a todos os irmãos.
Pelo amor vivido em cada dia, faz-me constructor de uma Igreja viva, de uma Igreja comunidade".




Recomendação: Filme: "O Rei dos Reis" de Nicholas Ray

Sem comentários:

Enviar um comentário