quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Aprender a dialogar


Dois pássaros estavam muito felizes sobre a mesma planta. Um deles estava mais acima e o outro mais abaixo. Passado algum tempo, o pássaro de cima disse para o outro:

- Que lindas são estas folhas verdes!

O pássaro de baixo respondeu, irritado:

- Estás cego? Não vês que são brancas?

O de cima continuou:

- Tu é que estás cego. São verdes!

Continuou o outro:

- Aposto contigo que são brancas. Tu não percebes nada de folhas de árvores!
Irritado com esta discussão, o pássaro de cima atirou-se contra o adversário, para lhe dar uma lição. Mas este não se moveu. Quando estavam próximos um do outro, tiveram a lealdade de olhar os dois na mesma direcção, antes de começar o duelo. O pássaro que tinha vindo de cima ficou surpreendido:

- Que estranho! Afinal são brancas!

E convidou o seu amigo:

- Vem cá acima, onde eu estava antes.

Voaram para o ramo do alto e desta vez disseram os dois em coro:

-Que estranho! Afinal são verdes!

Darci Vilarinho

Fonte: www.fatimamissionaria.pt





Para reflectir:

  • Quantas vezes insisto com os outros, para fazer prevalecer a minha opinião?
  • Quantas vezes me irritam, quando insistem comigo?
  • Serei capaz de olhar pelos olhos dos outros e colocar-me no seu lugar?





Sem comentários:

Enviar um comentário