1. O homem procura um sentido para a vida
- Quem sou eu?
- Qual a minha origem?
- Qual o meu destino?
- Que faço aqui na Terra?
- Que sentido tem a vida?
Desde sempre, o homem desejou conhecer-se melhor. A experiência de cada dia diz-nos que o homem nasce, vive e morre, que toda a pessoa é limitada, finita, mas que é o único ser capaz de se interrogar e de dar respostas.
O homem é um ser consciente, com capacidade de identificar o bem e o mal, e um ser livre e responsável: só ele é capaz de escolher o Bem, a Verdade, o Amor e a Justiça. É também capaz de aceitar as consequências das suas acções.
2. O ser humano à luz da Palavra
A Sagrada Escritura afirma que o homem é criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1, 26; 9, 6).
A Bíblia diz-nos que o ser humano:
- Tem uma vida limitada (Tg 4, 14)
- Está ligado a Deus (1 Sm 2, 6)
- Pode escolher entre o Bem e o Mal (Dt 30, 19)
- Pode participar da vidanova em Cristo (Fl 1, 21)
Ser cristão conciste, acima de tudo, numa relação pessoal com Jesus ressuscitado, assumindo uma resposta de amor que nos une a Ele para toda a vida.
O próprio Jesus se apresentou como "o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14, 6). Aquele que nos conduz à comunhão com o Pai, no Espírito Santo.
3. Identificar-se a partir da relação com Jesus
Jesus é o caminho para Deus. Ele está no centro deste "Projecto +". Ele liberta a pessoa e mostra-lhe a sua altíssima dignidade. Em Cristo, os caminhos do homem não ficam na escuridão, mas abrem-se aos horizontes da luz e da vida.
Jesus é o centro da nossa vida, o nosso companheiro de todas as horas, para fazer de nós anunciadores do Seu Evangelho em todos os lugares do nosso mundo.
in guia do catecista
Sem comentários:
Enviar um comentário